Evitando acidentes domésticos (Para os pais e responsáveis)

No Brasil, 360 crianças sofrem acidentes domésticos por dia. 14 morrem. Cabe aos adultos evitar esses acidentes.

  1. Não permitir brincadeiras na cozinha;
  2. Afastar sofás e mesas da janela;
  3. Grades devem ter de 6cm a 8cm, para não permitir a passagem da cabeça;
  4. Manter material de limpeza e medicamentos fora do alcance das crianças;
  5. Não deixar baldes e bacias com água no chão, há risco de afogamento;
  6. O vaso sanitário deve permanecer fechado e a tampa deve ser pesada para evitar a abertura;
  7. Tomadas devem ser fechadas com protetor adequado;
  8. Lençóis e protetores de berço devem estar fixados ou amarrados, pois há risco de sufocamento;
  9. Retirar toalha das mesas, o bebê pode puxá-la e derrubar tudo sobre si;
  10. Manter sacos plásticos fora do alcance das crianças;
  11. Não oferecer objetos muito pequenos e com partes móveis para crianças pequenas. Há risco de engolir;
  12. Manter objetos pontiagudos como tesouras, alfinetes, agulhas e facas, fora do alcance;
  13. Observar a idade indicativa dos brinquedos;
  14. Retirar tapetes para crianças pequenas não escorregarem ou tropeçarem;
  15. Usar calçados fixos, que não saiam com facilidade dos pés;
  16. Utilizar meias com antiderrapante;
  17. Manter bebês presos, amarrados ao cadeirão.
  18. Manter armários com objetos perigosos trancados a chave;
  19. Manter armas de fogo longe do alcance das crianças;
  20. Não soltar a mão das crianças na rua.

Brincadeira de Amarelinha 1



Escolhi iniciar pela amarelinha pois talvez seja a brincadeira com a maior quantidade de variações. A pesquisadora Renata Meirelles catalogou 130 tipos inventadas por crianças de todos os continentes. Aqui vai a primeira...

Regras:
  1. Cada jogador precisa de uma pedrinha.
  2. Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu.
  3. Só pode por um pé em cada casa de cada vez. Quando há uma casa ao lado da outra, pode colocar os dois pés no chão.
  4. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão)
  5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
  • Perde a vez quem:
    Pisar nas linhas do jogo
    Pisar na casa onde está a pedrinha
    Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
    Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
  • Ganha quem pular todas as casas primeiro.

Brincadeira de Amarelinha 2



Essa amarelinha é em formato de caracol as regras são semelhantes as dos outros tipos, a principal diferença é que os dois pés nunca tocam o chão juntos!

Regras:

  1. Cada jogador precisa de uma pedrinha.
  2. Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu.
  3. Só pode por um pé em cada casa de cada vez.
  4. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão)
  5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.

Perde a vez quem:

  • Pisar nas linhas do jogo
  • Pisar na casa onde está a pedrinha
  • Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
  • Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
  • Ganha quem pular todas as casas primeiro.

Atenção:

Quem conseguir passar por todas as casas vai até o céu, fica de costas e atira a pedrinha. Depois, escreve seu nome na casa onde ela caiu. Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas o dono poderá até colocar os dois pés sobre ela. Se a pedra cair fora do jogo, ele não marca nada. Vence quem conseguir mais casas.

Brincadeira de Amarelinha 3

Mais um tipo de amarelinha...
As regras continuam as mesmas, veja também:


Brincadeira de Amarelinha 4



Nesse tipo de amarelinha brinca-se de forma semalhante às outras a principal deiferença é que além dos pés não tocarem o chão simultaneamente, pula-se em zig-zag.

Regras:

  1. Cada jogador precisa de uma pedrinha.
  2. Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu.
  3. Só pode por um pé em cada casa de cada vez.
  4. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão)
  5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.

Perde a vez quem:

  • Pisar nas linhas do jogo
  • Pisar na casa onde está a pedrinha
  • Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
  • Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
  • Ganha quem pular todas as casas primeiro.
Atenção:

Quem conseguir passar por todas as casas vai até o céu, fica de costas e atira a pedrinha. Depois, escreve seu nome na casa onde ela caiu. Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas o dono poderá até colocar os dois pés sobre ela. Se a pedra cair fora do jogo, ele não marca nada. Vence quem conseguir mais casas.

Não acabou.
Clique em "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" e veja o que já foi publicado aqui.
 
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